25 de agosto de 2011

Caverna descoberta em Marte intriga a NASA

Fotos da sonda Mars Reconaissance Orbiter revelam um poço com 35 metros de diâmetro e 20 de profundidade na superfície de Marte

NASA/JPL/University of Arizona

Poço na superfície de Marte

O poço descoberto pela Nasa na superfície de Marte lembra a cratera de um vulcão

São Paulo - Uma curiosa formação em Marte chama a atenção dos astrônomos da NASA. Uma caverna, detectada por uma abertura de 35 metros de diâmetro, foi descoberta sem querer pela câmera CTX, a bordo da nave Mars Reconaissance Orbiter. A princípio, o local parecia ser apenas um ponto escuro na região próxima ao vulcão Pavonis Mons. Sua verdadeira estrutura só foi descoberta ao ser analisado pela câmera de alta resolução HiRISE.

Cavernas como essa costumam se formar em regiões vulcânicas quando a lava endurece apenas na superfície. O fluxo continua correndo abaixo dessa crosta e, quando seca, deixa os tubos vazios por onde corriam. Pelos cálculos dos cientistas, a caverna tem cerca de 20 metros de profundidade, mas os astrônomos ainda não sabem como essa abertura se formou. Ainda neste ano, a HiRISE deve fazer novas fotos para tentar resolver o mistério.

http://exame.abril.com.br/tecnologia/ciencia/noticias/caverna-descoberta-em-marte-intriga-a-nasa


0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...