15 de setembro de 2011

Triste Cenário - 'Chifre' da África tem pior seca dos últimos 60 anos

'Chifre' da África tem pior seca dos últimos 60 anos
[Imagem: imgMCM_4720117153924398.jpg]

Diariamente, milhares de pessoas deslocam-se para os campos de refugiados. Muitas delas morrem na viagem devido à fome e desidratação, refere o O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Para chegar lá, muitos terão também de pagar até 150 dólares por pessoa a passadores que lhes indicam o caminho e, ao mesmo tempo, se enriquecem neste quadro de miséria.

Faz dois anos que o nível de chuvas no local está abaixo do necessário. Nos campos, o gado não resiste e acaba morrendo, enquanto lavouras inteiras são perdidas.

Devido à seca, as reservas de sorgo e milho praticamente se esgotaram. O pouco que ainda está disponível é vendido por especuladores a preços exorbitantes, de acordo com o coordenador das Nações Unidas para a ajuda humanitária na Somália, Mark Bowden.

"O que é necessário nesta altura é ajudar as pessoas confrontadas com um aumento dos preços em cerca de 270%", referiu Bowden. "Deve-se baixar os preços dos produtos alimentares ou então os víveres devem ser fornecidos para que essas pessoas possam alimentar as suas famílias".

Para Mark Bowden, o mais importante é travar os movimentos migratórios no país: "O risco de morrer para aqueles que decidem abandonar as suas regiões é ainda mais elevado.

Principalmente as crianças estão num estado nutricional desastroso quando chegam aos campos de refugiados no Quénia ou na Etiópia".

[Imagem: CampanhaSOSAfrica_Destaque%25255B11%25255D.jpg]

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, classificou a situação na Somália como "o pior desastre humanitário no mundo".

A seca veio apenas piorar a situação já crítica que se vivia no país, resultado de 20 anos de combates permanentes e guerra civil.

Muitos na região reclamam que a ajuda recebida até agora ainda não é o bastante. A ONG Save the Children ("Salve as Crianças", em inglês) lançou um pedido por R$ 100 milhões em doações para os afetados.


A falta de água já afetou mais de 10 milhões de pessoas nesta região, que enfrenta a pior seca dos últimos 60 anos.


[Imagem: seca_Africa.jpg]



Fontes:
http://sicnoticias.sapo.pt

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/07/110705_video_africa_seca_rp.shtml

Meus amigos leitores, independente de sua fé ou religião, não podemos ficar indiferentes com uma noticia dessas, por favor vamos orar pela Africa, vamos orar uns pelos outros.

Célio

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...