22 de novembro de 2011

Depoimento da Dra. Liziane Anzanelo – ONCOLOGISTA - SOBRE O TRATAMENTO DO LULA.


Meus amigos, como oncologista digo que ninguém está desejando mal ao Lula ou aos pacientes sofredores de câncer, mas sabemos que quando um governante passa na pele o que um paciente passa para ter o direito a um tratamento digno e justo, ou mesmo morre na fila esperando um medicamento, uma cirurgia ou simplesmente pela ineficiência do sistema, temos que nos revoltar!!!
Porque todos não tem o… direito de ter um diagnóstico no sábado e iniciar o tratamento na segunda, me digam um paciente que conseguiu essa presteza, ou que tratou linfoma com a droga de ponta que a Dilma usou, ou vai fazer infusão contínua com cateter e bomba de infusão de uso domiciliar???
Por que não nos exasperarmos por nem todos terem os mesmos direitos???
Somos diferentes porque não temos convênios, ou mesmo cargos importantes???
E a Constitutição Federal não diz que temos todos os direitos e somos iguais???

Temos sim que aproveitar essa situação e mostrar que há diferenças nos tratamentos e lutar pelos direitos dos mais fracos. Não é justo que um paciente espere 30-40 dias para ter um diagnóstico patológico, ou aguarde na fila de cirurgias, simplesmente porque não há mais médicos se submetendo aos salários de fome que o SUS paga!

Pagar de 10 – 17 reais de honorários de quimioterapia por paciente/mês é simplesmente um achaque!
Pagar 1.200 reais por Mês para médicos da rede pública por 20 horas de trabalho, e fazê-los atender 18 pacientes ou mais em 04 horas é um abuso!
Eu quero sim que ele se cure e tenha um excelente tratamento, que com certeza já está tendo, mas e o paciente que atendi hoje que não teve a mesma sorte e está morrendo no hospital com menos de 30 anos…
E as mulheres com câncer de mama que não conseguem usar o tratamento mais moderno?
E a fila da reconstrução mamária das mulheres mastectomizadas?
E as filas imensas da radioterapia, que só não são as maiores pela abnegação de radioterapeutas que tratam os pacientes SUS em suas clínicas privadas, muitas vezes arcando com os custos do tratamento para verem seus pacientes melhor atendidos?
Temos sim que falar, temos que mostrar à população que não é assim que ocorre no dia a dia de pacientes oncológicos, que ficam sentados dentro de ambulâncias o dia todo aguardando para voltarem para suas casas após terem feito seus tratamentos ou seus exames cedo pela manhã, aguardando aqueles que fazem exames e tratamentos á tarde.
Se vocês não sabem o câncer é uma doença que mais mata somente vindo atrás das doenças coronarianas.
Quase um problema de saúde pública!
E seus custos são altos sim, mas não justificam que para custeá-los temos que sacrificar pacientes que teriam chances reais de cura, que hoje mesmo a doença se encontrando em estágios avançados chegam aos índices de 50 %.
Fotos do Lula CarecaSinto muito se o Lula está passando por isso, mas com certeza não está lutando para ter seu medicamento e passando por um grave estresse para ver quando vai começar ou quando vão lhe chamar para iniciar seu tratamento?
Queria que todos os pacientes oncológicos tivesem o direito ao tratamento de ponta oferecido no Sírio ou no Einstein!!
Somente nós médicos sabemos o dilema ético ao dizer ao paciente que terá que fazer um tratamento, mas que talvez não tenha acesso no sistema, por exemplo a hormonioterapia extendida para câncer de mama após uso de Tamoxifeno, não é disponibilizada ao pacientes do SUS, porque não tem código para esse tratamento, haja visto que a tabela está desatualizada.
O SUS diz que paga tudo, as tabelas realmente não dizem qual tratamento o médico deve fazer, o médico pode prescrever o que quiser, entretanto, o valor pago pelo código da doença é ínfimo e não cobre os novos tratamentos, quem paga a conta???
Os hospitais filantrópicos???
Os hospitais públicos já tão sucateados…
Ou deixamos assim, e não nos indignamos, afinal eu não tenho nada a ver com isso, na minha família niguém tem câncer, e eu tenho convênio de saúde, para que vou me preocupar????
Quando a água bater naquele lugar, quero ver….Sorry pelo desabafo!
Mas é irritante escutar tanta coisa de quem não tem a mínima noção do que seja a saúde nesse país, e isso que em Blumenau e no Sul vivemos num paraíso, comparado com o resto do país.


Ex-presidente Lula reage bem à segunda fase de tratamento contra câncer

São Paulo – A segunda fase do tratamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra um câncer na laringe teve bom início. Nesta segunda-feira (21), ele se apresentou aos médicos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para dar sequência à quimioterapia iniciada em outubro.

“Essa segunda sessão do tratamento acontece sem nenhuma intercorrência e o paciente encontra-se bem”, informa comunicado divulgado na tarde de segunda pela equipe médica comandada por Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e Luiz Paulo Kowalski.

Segundo a assessoria do hospital, Lula permanecerá internado até a terça-feira (22) para que se possa acompanhar os efeitos da medicação nas primeiras horas, e a expectativa é de que deixe o hospital no mesmo dia.

Os médicos projetam realizar ainda neste ano uma terceira sessão de quimioterapia, e nas próximas semanas será feita uma avaliação sobre os efeitos do tratamento. Caso se detecte que o tumor não regrediu, será necessário fazer uma cirurgia. Se, pelo contrário, o organismo de Lula responder bem aos remédios, ele passará por tratamento de radioterapia no começo de 2012.

Lula, de 66 anos, teve a doença diagnosticada no fim de outubro, e internou-se poucos dias depois para dar início aotratamento. Desde então, cancelou a agenda de atividades políticas, que têm se resumido a alguns encontros no apartamento onde vive, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, região metropolitana de São Paulo. Na última semana, o ex-presidente decidiu se antecipar aos efeitos da medicação e raspou o cabelo e a barba.
NOTA: Como já escrevi anteriormente, estamos orando e torcendo pela melhora da saúde do ex-presidente Lula, assim como também estamos torcendo pela melhora da saúde no Brasil, sim ainda temos muito que avançar.
Um abraço
Célio Siqueira.

4 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...