23 de dezembro de 2011

O Dedo Gelado da Morte.

O pendente de gelo de morte: A brinicle pode ser visto estendendo em direção ao fundo do mar.  Lentamente, ela cresce ao longo do tempo à medida que mais água congela em torno dele


O título dava para ser usado até num filme de terror, mas a verdade é que o “dedo gelado da morte” é outra coisa, não menos curiosa.

Divulgado pela primeira vez pela rede televisiva BBC, o fenômeno revela imagens impressionantes e raras de uma coisa que acontece no mar gelado da Antártica.

Oficialmente, é chamado de “Brinicle”. O fenômeno do Brinicle acontece em situações muito específicas em que um fluxo de água com uma concentração salina maior que o normal desce da superfície em direção ao leito do mar. 


Como a alta concentração de sal no fluxo, faz com que o jato tenha temperaturas bem abaixo de zero, isso é suficiente para congelar rapidamente a água em seu caminho. 

O resultado é uma espécie de estalactite que cresce lentamente da superfície gelada em direção ao fundo mais quente, congelando tudo que ficar no seu caminho. O mais estranho é que o fluxo caótico de água altamente salina dá a impressão de ser uma criatura viva, com a intenção maligna de congelar as indefesas estrelinhas do mar que ficarem na reta.


mundogump.com.br


E por falar em dedo, o engraçadinho ai do vídeo de baixo, achou que seria mais esperto que o sapo, mas se deu mal.





Abração a todos, boas festas.
Célio

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...