8 de dezembro de 2011

Otan e Russia fracassam na busca por um acordo no escudo antimísseis

Anders Fogh Rasmussen, anunciou o fracasso em encontrar um acordo com a Rússia sobre o sistema de defesa antimísseis.


O secretário-geral do Tratado do Atlântico Norte OTAN (Organização) , o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen (foto), anunciou hoje o fracasso em encontrar um acordo com a Rússia sobre um sistema de defesa antimísseis

"Nós não chegamos a um acordo sobre a defesa de mísseis ", disse ele à imprensa, juntamente com o ministro do Exterior russo Sergei Lavrov, após uma reunião de chanceleres dos 28 Estados membros da aliança atlântica. "Mas nós concordamos que é importante continuar a tentar, continuar falando , continuar a ouvir ", disse ele, segundo a agência de notícias DPA e Europa Press.

Rasmussen insistiu que o escudo não é dirigido contra a Rússia, apesar das preocupações de Moscou e disse que estava otimista de que um acordo pode ser alcançado em Cimeira da NATO em Chicago, agendada para Maio de 2012. NATO está disposta a levar a sério as preocupações da Rússia, em parte para evitar temores disseminação de uma nova corrida armamentista na Europa. "Se conseguirmos chegar a acordo sobre esta questão nós levamos nosso relacionamento a um novo nível", disse Rasmussen. 

Mais cedo, o secretário-geral da NATO, novamente ofereceu o apoio da aliança atlântica para a Rússia para o estabelecimento do sistema de mísseis a Europa. "Nosso sistema não ameaça a Rússia ou alterar o equilíbrio estratégico. 

À medida que enfrentamos a mesma ameaça, faz sentido a colaborar quando se trata de combater", disse ele. Apesar do fracasso para alcançar um acordo, o secretário-geral aliado confiável que as partes continuam "durante os próximos meses", as negociações sobre defesa de mísseis e insistiu que os parceiros se tornar uma necessidade para ambos os lados. "Com a consulta e trabalhando juntos podemos construir mais segurança e estabilidade para a NATO para a Rússia e Euro-Atlântica toda a área ", disse ele.Mas a Rússia vê o plano de sistema de mísseis da Aliança Atlântica como uma ameaça e anunciou que emplazaría seus próprios mísseis perto da fronteira da NATO.

O secretário do Exterior britânico, William Hague, disse que o anúncio de medidas pelo presidente russo, Dmitri Medvedev, foi "decepcionante para a Otan", mas reiterou que "a nossa oferta continua sobre a mesa e continuar falando sobre isso com calma e paciência agora e depois." ministro alemão salientou a boa cooperação bilateral que existe na prática entre a OTAN ea Rússia."Haverá apenas a segurança no nosso continente para a Rússia e não contra a Rússia", disse Guido Westerwelle antes da cúpula. "Palavras duras não deve ofuscar o fato de que, na prática temos uma boa cooperação". 

Por outro lado, Rasmussen explicou que "hoje 30 estados possuem tecnologia de mísseis ou trabalhar lá. E alguns desses mísseis podem atingir parte do território da aliança. Por isso, a OTAN decidiu desenvolver seu próprio sistema de defesa antimísseis. " A primeira coisa a compreender, disse o dinamarquês, é que o território russo também está em risco. E como nós enfrentam as mesmas ameaças faz sentido que nós trabalhamos em nossa defesa. " 

Chefes de Estado e de Governo aliados concordaram na cimeira de Lisboa (2010) desenvolver um sistema de defesa antimísseis para a "ameaça" cada vez maior de ataques balísticos poderia vir de países como o Irã. espera que os componentes do sistema de base da NATO estão operacionais em maio de 2012, coincidindo com a cimeira de Chicago, e que o sistema esteja completamente operacional em 2018. Télam

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...