26 de janeiro de 2012

Coronel indiano diz: China atacará a Índia em julho de 2012



© Flickr.com/jovike/cc-by-nc

O coronel aposentado do exército indiano, Anil Athale, publicou um artigo que prevê o início da invasão chinesa na Índia em Junho-Julho de 2012. No entanto, esta visão sobre o futuro das relações Indo-Chineses é bastante comum entre os analistas indianos no últimos anos.

Muitos têm advertido da inevitabilidade da invasão chinesa. O objetivo mais atraente, na opinião dos especialistas, é ocupar territórios do Noroeste da Índia. Neste caso não se trata de uma guerra total, mas antes de um ataque curto e feroz.

A base do suposto conflito é a concorrência feroz entre os dois gigantes asiáticos por recursos naturais. A China não pretende ceder o título de “oficina do mundo” à Índia, onde começou o processo de industrialização.

O mito de que as duas economias vão se complementar de alguma forma é falso. Além disso, a estreita aliança da Índia com os Estados Unidos e com as potências ocidentais pode levar a um avanço tecnológico de tal nível, com o qual dentro de alguns anos os chineses não conseguirão lidar.

Nos últimos anos, o exército indiano levou a cabo vários exercícios com objetivo de se preparar para repelir a invasão chinesa no Himalaia. Os militares, no entanto, não estão esperando um ataque antes de 2017. Chamam a atual onda de especulações de guerra de informação com a China, que está tentando colocar a Índia de joelhos sem usar força militar.


fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...