18 de março de 2012

Israel e Irã estão desenvolvendo projeto científico em conjunto


© Foto: «Vesti.Ru»
Poucos sabem que Israel coopera com o seu “inimigo jurado” – o Irã, assim como com outros estados pouco amigáveis no Oriente Médio. A colaboração iniciou há 15 anos, com a criação do projeto SESAME – Centro de Luz-Síncrotron para Ciência Experimental e Usos Aplicados no Médio Oriente.

SESAME foi estabelecido para promover iniciativas científicas e tecnológicas da região.  Irã, Israel, Turquia, a Autoridade Palestina, Paquistão, Jordânia, Bahrein e outros países. fazem parte do programa. Por exemplo, na semana passada, celebrou-se um acordo segundo o qual  Israel,  Jordânia, Turquia e Irã doaram 5 milhões de dólares para construir o acelerador de elétrons na Jordânia, até 2015.

Eléctrons acelerados emitem radiação que pode ser usada em vários campos da ciência. Cerca de 60 aceleradores existem hoje no mundo, mas nenhum deles está localizado no Oriente Médio.


0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...