19 de setembro de 2012

RS em estado de atenção: Ciclone deixa 344 mil sem luz e 3 cidades em emergência - Atualizado


Em Encantado (RS), as chuvas causaram deslizamentos e uma casa foi carregada para dentro do rio Taquari. Foto: Juremir Verseti/Agência Freelancer/Especial para Terra
Em Encantado (RS), as chuvas causaram deslizamentos e uma casa foi carregada 
para dentro do rio Taquari
Foto: Juremir Verseti/Agência Freelancer/Especial para Terra

Os municípios de Porto Lucena, Santo Cristo e Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, decretaram situação de emergência nesta quarta-feira em decorrência do temporal de ontem. Também nesta quarta, rajadas de ventos que chegaram a 120 km/h em Santo Augusto, no noroeste, atingiram o Estado. Elas são ocasionadas por um ciclone que está localizado próximo ao Uruguai. Em função do acúmulo de situações, cerca de 344 mil pontos de falta de energia eram registrados no Estado às 17h30.
De acordo com o major Ari Ferreira, da Defesa Civil, as maiores preocupações em decorrência do temporal agora se concentram nos municípios de Porto Lucena e Porto Xavier, onde "muitas pessoas foram atingidas e estão passando dificuldades", explica. As cidades mais atingidas pelo temporal estão localizadas nas regiões noroeste e sul. Pelo menos mais seis - Giruá, Cerro Grande do Sul, Soledade, Constantina, Porto Vera Cruz e São Jerônimo - também notificaram a Defesa Civil do Estado, se mantendo em atenção.
"A chuva foi avançando aos poucos, começou no sul do Estado, atingiu o centro e o leste e quando chegou ao noroeste, houve o temporal com vento e granizo", disse. Moradores das situações mais atingidas estão ganhando lonas para cobrir as casas que foram destelhadas.
"Agora estamos monitorando os níveis dos rios, sobretudo o Caí e o dos Sinos, pois eles devem receber, nas próximas horas, um grande volume de água oriundo das chuvas nas regiões de suas cabeceiras", diz o major.
Região metropolitana
De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, entre as 8h de terça-feira e as 15h de hoje, a entidade atendeu diretamente ou indicou encaminhamentos originados em 150 telefonemas de fontes diversas. Foram triadas 71 situações para visitação, de alagamentos de vias e moradias, desabamento de muros e partes de edificações e quedas de árvores. No total, 20 interdições por risco local fora realizadas. Ainda de acordo coma Defesa Civil, o nível do lago Guaíba subiu 82 cm até a manhã de hoje, em medição feita com régua na Ilha da Pintada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que entre as 9h do último sábado e as 9h desta quarta-feira, foi registrado aproximadamente 215 mm de chuva em Porto Alegre. O valor normal para todo o mês de setembro é de 127 mm.
Fortes rajadas de vento
Desde o final da manhã desta quarta, fortes ventos atingem o Estado. De acordo com a Capitania dos Portos, foi emitido aviso de mau tempo e a ventania é intensa em Rio Grande e São José do Norte, no litoral sul do Estado. A travessia entre as duas cidades está suspensa.
De acordo com a Climatempo, as rajadas de vento mais fortes foram registradas em Santo Augusto: 120km/h por volta das 16h. Em Soledade, os ventos chegaram a 118 km/h. A velocidade também passou de 100km/h em Canguçu, Santa Rosa e Bagé.
A Climatempo previa para hoje a passagem de um ciclone extratropical, oriundo do norte da Argentina, região do rio da Prata. O ciclone já atingiu o Uruguai no final da manhã.
Fornecimento de energia
De acordo com a distribuidora Rio Grande Energia (RGE), cerca de 78 mil pontos sem luz ainda eram registrados por volta das 16h desta quarta-feira. A maioria deles em decorrência do temporal da noite de terça-feira, porém alguns - na serra e região metropolitana - por conta da ventania desta tarde.
Já a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou que, às 17h15, havia 75,5 mil pontos sem energia na região metropolitana, além de 81,3 mil na região sul, 29,3 mil na centro-sul, 29,5 mil no litoral norte, 6,3 mil na campanha e 5,5 mil no litoral sul do Estado. Os cortes também são ocasionados em parte pelas chuvas dos últimos dias, e em parte pelas fortes rajadas de vento.
A AES Sul registrava, por volta das 17h30, 40 mil pontos sem energia em toda a sua área de concessão.
Atualização:
19/09/2012 15h28 - Atualizado em 19/09/2012 15h51
Inverno no Rio chega a 41,2 ºC e temperatura é a mais quente do ano
No verão, os termômetros atingiram a máxima de 39,8 ºC, em 2 de março.
No fim da tarde, previsão é de rajadas de vento de até 60 km/h.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/09/inverno-no-rio-chega-412-c-e-temperatura-e-mais-quente-do-ano.html

Nota: 41,21ºC no inverno?? 

Hoje 19/09/2012 tivemos mais explosões solares fortíssimas.
Muitas EMCs (Ejeção de Massa Coronal) são visíveis hoje do lado distante do sol. Uma dessas nuvens de plasma foi o resultado de um alargamento bastante grande solar nas proximidades de Sunspot velho 1564, poucas horas atrás. Esta imagem pela STEREO Ahead capta o flash brilhante em andamento.

 

Mais problemas a caminho, e eles estão só começando, pois como já avisamos a própria NASA já mandou o alerta a todos, que a partir de janeiro o sol terá o seu maior pico de explosões solares desse século, ela só não confirma que isso também se deve ao fato de termos um astro intruso se aproximando cada vez mais do sol.
A aproximação do Planeta X/Hercólubus/Nibiru, perturbará o Sol e todos os maiores astros do Sistema Solar. 

Video mostra segundo sol filmado em Denver (EUA) em 19/09/2012

Devido às mudanças em seu campo elétrico, os planetas sofrerão aumento das atividades atmosféricas e isso será agravado pelo fato que, em 2012/2013, o Sol chegará ao máximo de sua atividade, em seu próprio ciclo.
Esse ciclo, que a NASA chama de 24, será um dos piores dos últimos 400 anos, se não o pior.
Seria prudente se preparar para esses eventos anunciados.

Abraços a todos
Célio
Em tempo:Peço aos amigos e leitores que votem neste blog no Top Blog 2012, é só clicar no banner do Top Blog que está do seu lado direito no começo da página. Desde já agradeço.
Seja membro deste blog
Compartilhe nossos posts no twitter, e nas redes sociais.
Siga este blog pelo twitter:http://twitter.com/celiofreedon 
ou facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000416923559
 

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...