28 de outubro de 2012

Após tremor de 7,7 no Canadá com alerta de tsunami, Hawai entra em alerta

Um terremoto de 7,7 graus de magnitude atingiu na noite desse sábado (madrugada de domingo no Brasil) o oeste do Canadá, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e gerou um tsunami, segundo o Centro de Alarmes de Tsunamis no Pacífico.

O instituto emitiu um alerta para o Havaí, nos Estados Unidos. De acordo com o comunicado, foi gerado um tsunami que pode causar danos na costa de todas as ilhas que compõem o arquipélago, e ações urgentes devem ser tomadas para a proteção de vidas e propriedades. As regiões costeiras dos Estados Unidos e Canadá também foram incluídas nas regiões ameaçadas, mas com menos intensidade.
Um alerta de tsunami significa que pessoas que moram na praia ou em regiões próximas ao nível do mar e estejam dentro do raio de alerta devem imediatamente se dirigir para o interior ou para locais mais altos, de acordo com o instituto. Moradores devem ainda ficar atentos a possíveis mensagens ou instruções das autoridades locais sobre como proceder caso um tsunami de grandes proporções seja uma real ameaça.
As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas no Havaí por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.
O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão.
A cidade mais próxima do epicentro, que teve uma profundidade de 17,5km, é Masset, a 139 km de distância e localizada em um arquipélago na província de Columbia Britânica (Canadá), que tem em Vancouver a maior cidade. O Alasca, nos Estados Unidos, fica a cerca de 625 km do ponto onde o tremor aconteceu.
Uma série de pelo menos dez terremotos, sendo o mais forte de 5,1 graus, e o menor de 4,1 graus, com profundidades de cerca de 10 km, foram registrados quase no mesmo local na sequência.
Com informações da EFE

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...