29 de outubro de 2012

Sandy que pode ser a maior tempestade da história dos EUA, toca o solo

Inundações já tomam áreas costeiras, e há milhares sem energia elétrica.
Fachada de prédio na 8ª Avenida desabou; não há feridos, segundo jornal.




A tempestade Sandy, que promete ser a maior da história dos EUA, tocou o solo na costa de Nova Jersey com ventos sustentados de 130 km/h, às 20h04 locais (22h04 no horário de Brasília), a 10 km a sudeste de Atlantic City.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, Sandy é considerado agora um "ciclone pós-tropical". Essa classificação significa que a tempestade ainda tem ventos com a força de um furacão, mas com as caracteríticas de um ciclone tropical, segundo a agência americana.

Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe na semana passada, já eram sentidos, com inundações e fortes ventos, além de caos nos transportes e blecautes localizados.

Segundo a imprensa americana, pelo menos 2,2 milhões de pessoas em 11 Estados do país, além do Distrito de Colúmbia, já estariam sem luz devido à tormenta. A distribuidora de energia National Grid informou que até 60 milhões de americanos podem ficar às escuras nas próximas horas.

Um prédio no número 92 da 8ª Avenida, em Manhattan, perdeu a fachada com a proximidade do fenômeno. Segundo o jornal "New York DailyNews", nenhum morador se feriu no acidente.

As autoridades federais e estaduais se preparam para enfrentar a tempestade, que tem o potencial de ameaçar vidas.

A população das regiões afetadas já estava em alerta.

Milhares de voos foram afetados, centenas de milhares de pessoas tiveram de deixar suas casas em Nova York, onde todo o sistema de transporte público parou e a Bolsa de Valores permanecerá fechada até pelo menos terça-feira.

Cidade-fantasma
Nova York tinha o aspecto de uma verdadeira cidade-fantasma nesta segunda.
Fachada de prédio de três andares no número 92 da 8ª Avenida que ficou destruída com a aproximação da tempestade Sandy (Foto: John Minchillo / AP)
 

Em cena rara, Times Square é vista praticamente vazia devido à aproximação do Sandy, em foto tirada por volta de 9h30 da manhã (Foto: Fabrício Mamberti/Arquivo pessoal)

Pelo menos 300 mil residências do estado de Nova York ficaram sem eletricidade na tarde desta segunda devido à chegada da tempestade, informou o governador Andrew Cuomo.

A expectativa pela tempestade também atrapalha a campanha presidencial dos EUA, a quase uma semana da votação de 6 de novembro que opõe o atual presidente Barack Obama e seu rival republicano Mitt Romney.

Na costa da Carolina do Norte, no domingo, a televisão mostrou imagens de ilhas que se estendem ao longo da costa varridas pelos ventos, pela chuva e pelo mar agitado. As montanhas de West Virginia podem ficar cobertas com um metro de neve.

Nova Jersey e Delaware ordenaram a retirada de moradores da região costeira que corre o risco de inundações.

Nota: No meu mural do facebook estamos postando varias imagens da passagem do furacão, uma delas é esta:

Devido a força dos ventos que leva as águas do mar para as ruas, um tubarão foi filmado nadando nas ruas de New Jersey.
 

Obama pediu aos seus compatriotas que levem "muito a sério" o perigo e disse que Sandy vai ser uma tempestade "grande e poderosa".


Abaixo links ao vivo para acompanhar a passagem da super tempestade Sandy
http://aws1.earthcam.com/?c=hudson

http://www.youtube.com/watch?v=yXMU2qwCVag&feature=share



Estamos de olho, torcendo para que os danos sejam os menores possíveis.
Passem lá no meu mural do facebook.
Abração a todos
Célio

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...