22 de julho de 2011

Explosão na Noruega uma morte confirmada e 8 feridos.

Ao menos uma grande explosão atingiu o quartel-general do governo no centro da capital da Noruega, Oslo. Foram destruídas a maioria das janelas do prédio de 17 andares que abriga o escritório do primeiro-ministro Jens Stoltenberg e também de outros ministérios. O premiê, porém, não foi atingido e está bem, de acordo com a agência de notícias norueguesa NTB.

Chamas e fumaça saem de uma coluna do prédio sede do Governo norueguês, em Oslo, destruído com a explosão. (AFP, Thomas Winje)


Citado pela Bloomberg, o porta-voz da polícia Oeivind Oestang confirmou a explosão foi causada por uma bomba. A polícia foi notificada às 15h36 locais (10h36 de Brasília)

Vizinha ao prédio do premiê, a sede do Ministério do Petróleo está em chamas, também segundo a Reuters, que indica haver ao menos oito feridos. Citando a agência pública NRK, a Associated Press afirma que há uma morte confirmada na explosão, cujas causas ainda não estão claras.

Testemunhas falam que há destroços de um carro na frente do prédio. De acordo com o jornal Daily Telegraph, os danos são consistentes com os causados por um carro-bomba. Mas nem a polícia ou os bombeiros se posicionaram ainda sobre a causa da explosão.

Pessoas feridas são vistas deitadas em poças de sangue, de acordo com o Telegraph. Grandes destroços estão espalhados nas ruas, e fumaça sobe no centro da cidade. A testemunha Kjersti Vedun disse: “Explodiu. Deve ser uma bomba. As pessoas correram em pânico”.

Segundo o jornal norueguês Aftenposten, a polícia fechou áreas próximas e pediu que jornalistas se afastassem do local até que seja determinado que não há mais bombas. De acordo com Ingunn Andersen, jornalista do NRK, a sede do tabloide VG também ficou danificada.

“Vejo algumas janelas do prédio do VG e da sede do governo quebradas. Algumas pessoas cobertas com sangue estão deitadas na rua”, indicou a Associated Press citando o jornalista. “É um caos completo aqui. As janelas estão destruídas em todos os prédios próximos.”

A Noruega, que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte, foi ameaçada previamente por líderes da rede terrorista Al-Qaeda por seu envolvimento no Afeganistão. O sucessor de Osama Bin Laden na organização, Ayman Al-Zawahiri, citou o país como um dos possíveis alvos de ataque. Segundo o Ministério de Relações Exteriores, a Noruega tem quase 700 soldados no país asiático. Mas a violência política é praticamente desconhecida no país.


mogitronic.com.br
AFP.

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...