24 de outubro de 2011

Islândia: Vulcão Katla em ponto de ebulição

Cientistas islandeses disseram hoje que a atividade sísmica sob o maior vulcão do país - Katla - está a aumentar, o que pode significar que uma erupção vulcânica está iminente. 

De acordo com os sismólogos, os tremores de terra detetados em redor do vulcão Katla, na Islândia, estão a aumentar de magnitude. Depois de um longo período de abalos de magnitude três, na semana passada foi registado um sismo de magnitude quatro. "A "besta" está a mostrar sinais de agitação", disse Pall Einarsson, professor de geofísica na Universidade da Islândia. 
A última vez que o Katla entrou em erupção foi há 93 anos.
Em 2010, a erupção do Eyjafjalljokul cobriu durante semanas a Europa com uma nuvem de cinzas e custou às companhias aéreas - forçadas a suspender e alterar voos - cerca de dois mil milhões de dólares em prejuízos.
Einarsson considerou a erupção do vulcão Eyjafjalljokul  "pequena" e definiu o Katla, batizado com o nome de um "troll" (criatura imaginária, com origem no folclore escandinavo), como "uma besta".

Menos de uma hora para evacuar população


Situado na região sul da ilha, o Katla tem uma câmara de magma maior que o vizinho Eyjafjalljokul. A última grande erupção, a 12 de outubro de 1918, prolongou-se por mais de um mês, provocando enormes prejuízos. Parte da camada de gelo que cobria o vulcão derreteu e inundou as terras agrícolas em redor.
Equipas de sismólogos e geólogos da Universidade da Islândia estão a vigiar a atividade sísmica e a trabalhar com a proteção civil para preparar as comunidades mais próximas do Katla, como Vik, uma pequena localidade de 300 pessoas, rodeada por praias de areia escura.
Os serviços de emergência definiram um plano de evacuação e centros de acolhimento temporário, mas alguns responsáveis receiam ter menos de uma hora para retirar as pessoas assim que a erupção começar.
A Islândia situa-se numa cordilheira vulcânica no meio do Atlântico Norte. As erupções, comuns na história islandesa, são frequentemente desencadeadas pela atividade sísmica quando as placas tectónicas se movem e o magma sobe à superfície.
Os registos mostram que o Katla tem uma grande erupção duas vezes num século. Uma vez que a última vez foi há exatamente 93 anos, há muito que já devia ter ocorrido a segunda, afirmam os sismólogos citados pela agência noticiosa norte-americana AP.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/islandia-vulcao-katla-em-ponto-de-ebulicao=f680461#ixzz1biY5yTd6

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...