9 de novembro de 2011

EUA testa Sistema de Alerta Nacional nesta quarta-feira 9/11.


Os Estados Unidos realizarão na quarta-feira o primeiro teste nacional do Sistema de Alerta de Emergência (EAS, na sigla em inglês), que está sendo preparado há dois anos para que o presidente do país possa falar aos cidadãos em caso de emergência.
A prova, organizada pela Agência Federal para a Gestão de Emergências (Fema) e a Comissão Federal de Comunicações (FCC), será realizada nesta quarta-feira às 14h no horário local da costa leste (17h em Brasília) em todo o país.
Durante os últimos dois anos, estas organizações trabalharam como parceiras em nível federal, estadual e local para realizar a prova, como parte dos esforços de preparação para qualquer caso de emergência, afirmou a Fema em comunicado.
"Os últimos desastres nos EUA e no Japão nos lembraram que um sistema de alerta de emergência confiável e eficaz é chave para garantir a segurança do público em situações de emergência", afirmou o chefe de Segurança Pública da FCC, Jamie Barnett.
O Serviço Meteorológico da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) e as autoridades de emergência estatais e locais utilizam um sistema similar para emitir alertas de emergência mais localizados no caso de furacões, tempestades e outros fenômenos meteorológicos.
Na hora estabelecida na quarta-feira, o público escutará pela rádio e pela televisão a seguinte mensagem: "Esta é uma prova".
Segundo as regras da FCC, as emissoras de rádio e televisão e provedores de serviços de radiodifusão por satélite e cabo têm a obrigação de receber e transmitir as mensagens presidenciais do sistema de emergência.
A mensagem, que durará 30 segundos, ajudará a determinar a eficácia do sistema para notificar o público em caso de emergências e perigos potenciais em nível nacional e regional, algo que segundo Damon Penn, diretor-adjunto de Programas de Continuidade Nacional do Fema, "pode ajudar a salvar vidas e proteger a propriedade".
"Fema considera esta prova como uma excelente oportunidade para avaliar a disposição e a eficácia do sistema atual", disse Penn.


Siga este blog, clique em participar deste site.
Siga este blog pelo twitter:  http://twitter.com/celiofreedon 

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...