3 de dezembro de 2011

Alemanha prepara-se para um eventual golpe


© Flickr.com/jay.plemon/cc-by-nc
Os serviços secretos da Alemanha desconfiam que o Irã esteja preparando atentados terroristas contra as bases militares americanas situadas no território da República Federal da Alemanha. O promotor federal geral Harald Range confirmou esta informação. Ao mesmo tempo, o chefe da polícia criminal da Alemanha, Jorg Ziercke, desmentiu a existência de uma ameaça direta.

As informações sobre os eventuais ataques de agentes iranianos contra estruturas militares americaaos foram publicadas no jornal diário Bild. O promotor geral, Harald Range, não somente confirmou na sua declaração a possibilidade do ataque em caso de início da guerra entre os EUA e o Irã, mas também anunciou que tinha sido instaurada uma causa penal e tomadas medidas preventivas. O jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung informa, alegando a promotoria federal, que esta autarquia já promove um inquérito contra um empresário alemão que mantinha relações suspeitas com representantes da embaixada iraniana em Berlin.

Nesta situação impõe-se uma questão lógica: o que é que os simples alemães devem pensar? O professor Hans-Henning Schroder, perito do Instituto Alemão de Política Internacional e de Segurança, comenta esta situação:
O problema iraniano é de longa data. Certamente, a sociedade alemã não pode deixar de ficar preocupada quando a ameaça de terrorismo vem de um país que possui potencial nuclear. Creio, todavia, que tudo vai se limitar exclusivamente à tomada de medidas de segurança. O governo da RFA sempre foi a favor da solução política do conflito. Esperamos também que a Rússia desempenhe o seu papel neste processo e exerça influência sobre a direção iraniana.

Ao mesmo tempo, Schroder não vê nenhuma contradição nas declarações dos chefes da promotoria e da polícia criminal. O experto é de opinião de que nas condições atuais, quando o terrorismo se torna uma ameaça real para os alemães, é sumamente importante travar uma discussão pública a este respeito.

No presente momento, a ameaça de um ataque é grande. Por iss,o a Alemanha tem dedicado uma grande atenção a esta questão. As pessoas não podem ficar indiferentes, especialmente em vista do inquérito que está sendo promovido agora em relação a uma organização terrorista de direita.
Fazemos lembrar que desde a época da Guerra Fria nas proximidades de Rammstein, na Alemanha, está situada uma das maiores bases militares americanas, através da qual é efetuada uma grande parte do abastecimento de soldados americanos que prestam o serviço militar no Iraque e no Afeganistão.

Convém não esquecer que um papel – chave no eminente conflito entre os EUA e o Irã pode ser desempenhado por Israel. E a declaração do ministro da Defesa Ehud Barak de que Israel não pretende “por enquanto” atacar alvos militares no Irã, permite ter esperança em um desfecho pacífico da confrontação.

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...