4 de dezembro de 2011

Irã derruba avião não-tripulado dos EUA, diz TV


Pressão sobre Teerã aumentou após ONU apontar fins não-pacíficos em programa nuclear
O Exército iraniano disse neste domingo (4) ter derrubado uma aeronave não-tripulada dos Estados Unidos no leste do Irã, disse uma fonte militar à televisão estatal do país.
"O Exército iraniano derrubou um avião não-tripulado norte-americano RQ-170 intruso no leste do Irã", informou a fonte, segundo a televisão estatal iraniana Al Alam.
A pressão sobre o Irã aumentou no dia 8 de novembro, quando a agência de energia atômica da ONU divulgou relatório apontando indícios de que o programa nuclear de Teerã também possui objetivos militares.
Após a publicação do documento, vários países aprovaram sanções econômicas contra Irã, como EUA, Canadá e Reino Unido.
A polêmica ficou ainda mais grave na última terça-feira, quando a embaixada britânica em Teerã foi atacada e saqueada por "estudantes basidjis" (milicianos islamitas) atacaram e saquearam a embaixada britânica em Teerã, como forma de protesto às sanções adotadas uma semana antes pelo Reino Unido.
O ataque contra a embaixada britânica provocou grandes protestos internacionais e diversos países europeus, como França, Alemanha, Noruega e Holanda, convocaram seus embaixadores no Irã para consultas em solidariedade com o Reino Unido.
Na quarta-feira passada, o Reino Unido fechou sua representação na capital iraniana e determinou que todos os diplomatas iranianos deixassem a Inglaterra em 48 horas e fechassem a embaixada em Londres.
O ataque acelerou a adoção de medidas por parte da União Europeia (UE) contra o Irã e, em reunião em Bruxelas na quinta-feira, os chanceleres aprovaram novas sanções financeiras e pessoais contra empresas e indivíduos relacionados ao regime, irritando ainda mais Teerã.


Irã ameaça resposta ampla a violação por avião-espião dos EUA

TEERÃ (Reuters) - A resposta do Irã à violação de seu espaço aéreo por um avião não-tripulado dos Estados Unidos não se limitará a suas fronteiras, disse uma fonte militar iraniana à TV estatal do país.
Mais cedo, a TV estatal do Irã informou que o Exército do país derrubou um avião-espião não-tripulado dos EUA que violou o espaço aéreo iraniano.
"A resposta das Forças Armadas do Irã à violação de nosso espaço aéreo por um avião-espião não-tripulado dos EUA não se limitará mais às fronteiras do Irã", disse uma fonte militar segundo a TV estatal iraniana em língua árabe Al Alam.
Em julho, o Irã informou que derrubou um avião-espião não-tripulado dos Estados Unidos perto da cidade sagrada de Qom, nas proximidades da instalação nuclear de Fordu.
(Por Parisa Hafezi)

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...