10 de janeiro de 2012

Chávez acusa EUA de fabricarem mentiras para invadir países


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, saiu nesta segunda-feira em defesa do Irã diante das acusações de que Teerã estaria desenvolvendo energia nuclear com fins militaristas, e acusou os Estados Unidos de inventarem mentiras como o fim de invadir outros países.

"Acusam o Irã de estar desenvolvendo energia nuclear com fins militaristas, o que ninguém pode provar", ressaltou Chávez em uma cerimônia junto a seu colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. "Isto é uma falsidade, assim como utilizaram a desculpa de armas de destruição em massa para fazer o que fizeram no Iraque, como utilizaram a desculpa da falsa agressão com bombas da aviação de Kadafi na Líbia", alertou.

Chávez aludiu assim à preocupação expressada pela comunidade internacional, sob a liderança dos EUA, de que o programa nuclear iraniano teria uma vertente militar destinada a fabricar bombas atômicas, algo que Teerã nega veementemente.

O presidente venezuelano exigiu respeito à soberania de "todos os povos da Terra" e assegurou que os EUA são "a ameaça, e não hipotética, mas real, comprovada".

Chávez citou como "outra das causas" para a permanente agressão americana as questões energéticas. "As reservas de petróleo do Irã são das maiores do mundo, assim como as da Venezuela. Somos dos grandes países produtores e exportadores de petróleo deste planeta", acrescentou.

O líder venezuelano aproveitou para qualificar de "arbitrária" e "injustificada" a expulsão da cônsul venezuelana em Miami, Livia Acosta Noguera, e indicou que a diplomata se encontra no país desde dezembro.

"Esta é mais uma demonstração da prepotência do império ridículo. Avaliaremos com nossa Chancelaria a resposta que daremos a esse atropelo contra nosso povo, contra nosso país, contra nossa revolução", declarou Chávez.


Nota: Tem gente até hoje achando que Hugo Chaves é louco.

Reveja o post :

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...