14 de fevereiro de 2012

Cientistas australianos provam que a mente controla a saúde e a doença

Cientistas australianos descobriram que o estado mental dos pacientes pode determinar todo o sistema imunológico. Através da criação de ilusões que enganam o cérebro e injetando compostos alergênicos, os cientistas descobriram que os indivíduos mentalmente predispõe o organismo a se defender ou para ficar relaxado.


Ampliar
Brainpower

Um ser humano pode influenciar a sua imunidade com um único pensamento. Isto foi revelado depois de um estudo bem sucedido por cientistas australianos.
Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália conduziram uma experiência em que os voluntários foram vacinados com a histamina, um composto orgânico envolvido em respostas locais do sistema imunitário, e mediram a intensidade da reacção.

Foi utilizado no experimento a "ilusão da mão de borracha", que consiste que o participante pode desenvolver a ilusão de sentir tudo o que acontece de colocar uma mão artificial com ele e seus olhos, como se fosse seu próprio membro. Cientistas australianos começaram a ver seus voluntários com uma mão de borracha e esconderam a mão real, com histamina injetado na mão artificial e na mão real ao mesmo tempo. Em outro experimento, as duas mãos dos voluntários foram injetados com a histamina, sem recriar ilusões.

Acontece que quando os participantes estavam sob o efeito de ilusão, a reação alérgica foi muito mais intensa. Os investigadores explicaram a ação do cérebro, que controla o sistema imunológico

Quando os voluntários foram injetados eles (no segundo experimento sem recriar ilusão), acreditavam que, na realidade, não corriam nenhum perigo, e tiveram uma reação alérgica moderada. Mas quando viram que a injeção foi colocado na mão de borracha, o cérebro "acreditou" que este procedimento não poderia resultar em nenhuma consequência. Então deixou de controlar a mão "esquerda" que correspondente à mão de borracha (como se esta mão já não pertencia a ele, algo que os cientistas descrevem como se a mão foi "rejeitada").

Segundo os autores disseram no estudo, nesses experimentos testados comprovam a idéia de que o cérebro exerce controle sobre várias partes do corpo dependendo da forma como achamos que essas partes pertencem a nós.

Os pesquisadores salientam que sua descoberta poderia ajudar a estabelecer novas relações entre diversas doenças autoimunes, como esclerose múltipla e outros distúrbios psychoneurological em que o paciente tem alterado a percepção de seus próprios corpos, como o AVC, esquizofrenia, autismo, epilepsia ou anorexia nervosa.

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...