13 de março de 2012

Sonda da Nasa registra serpente de nuvens em Marte

Utilizando uma câmera de alta resolução a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, cientistas estadunidenses observaram um interessante fenômeno ocorrido no hemisfério norte de Marte. Em plena primavera, uma solitária e estranha nuvem serpenteia pelo céu e projeta sua sombra acima do solo marciano.


Dust Devil em Marte
Clique para Ampliar
A cena foi registrada em no final da tarde de 16 de fevereiro de 2012, em uma região conhecida como Planitia Amazonis. A vista cobre aproximadamente 600 metros de diâmetro, com o norte em direção à porção superior da imagem. As medidas da sombra revelam que a pluma se elevava 800 metros de altura e tinha cerca de 30 metros de comprimento.
Conhecido como "dust devil" (demônio de poeira), da mesma forma que na Terra o fenômeno ocorre quando vórtices de ar - colocados em movimento a partir do ar quente que sobe da superfície - sugam a poeira do solo. Neste caso, devido à baixa gravidade no Planeta Vermelho a poeira atingiu uma altura considerável e encontrou uma brisa vinda do oeste que produziu um arco delicado em sua estrutura.
A imagem foi feita durante a época do ano marciano em que o planeta está mais distante do sol e apesar da exposição solar diminuir nessa época, ainda assim é suficiente para produzir pequenos redemoinhos que sugam a poeira recém-depositada do solo.
A primeira vez que os demônios de poeira foram vistos no Planeta Vermelho foi em 1997, durante a missão do jipe-robô Pathfinder da NASA. Anos mais tarde, o fenômeno deu uma mãozinha aos pesquisadores e foi o responsável por "varrer" os painéis solares dos rovers Spirit e Opportunity, repletos de poeira acumulada durante a missão.

Foto: Dust Devil serpenteia sobre a região de Planitia Amazonis, no hemisfério norte de Marte. A cena foi registrada pela câmera HiRise, um dos seis instrumentos a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, MRO. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona, Apolo11.com.
 
Claro que existem mais coisas em Marte

0 comentários:

Postar um comentário

Membros deste blog e usuários das contas google, podem postar comentários.
Serão aprovados comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
Serão aceitos comentários somente de seguidores deste blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...